Entenda o passo a passo da resolução de queixas feitas nos Canais de Denúncia administrados pela Proethic
21/05/2024Por: Thiago Franca
Você já sabe que a Proethic administra Canais de Denúncia em diversas empresas atuantes em diferentes segmentos por todo o país, certo? Mas você sabe como tratamos as queixas que chegam a estes canais
Há 8 anos no mercado, a Proethic já recebeu, investigou e finalizou mais de 10 mil relatos recebidos nos Canais de Denúncia que administra. Além disso, solucionamos mais de 200 queixas relacionadas a fraude e corrupção, mostrando que canais deste tipo são um bom meio de manter a integridade de uma organização.
Acompanhe a leitura, neste artigo explicaremos o passo a passo de como avaliamos queixas registradas nos Canais de Denúncia.
A importância dos Canais de Denúncia
O primeiro passo é entender qual é a importância de um Canal de Denúncia dentro de uma organização. Este tipo de meio de comunicação permite que os stakeholders de uma empresa possam relatar algum tipo de conduta profissional antiética que possa ter ocorrido dentro do ambiente de trabalho.
O grande benefício dos Canais de Denúncia é que uma pessoa pode registrar uma queixa sem se identificar, garantindo assim seu anonimato. Além disso, quem recebe e faz a auditoria do processo são profissionais do quadro da Proethic, evitando que haja parcialidade na resolução do problema.
O recebimento de denúncias
O colaborador deve contatar o Canal de Denúncia de uma organização pelo site ou pelo 0800 que disponibilizamos.
Quando um colaborador toma a decisão de formalizar queixas, ele pode acessar algum desses canais e fazer sua denúncia, tendo sempre a opção de permanecer anônimo.
Após registrar a acusação, o denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar de perto a resolução do caso. A organização apura o caso logo após o registro da reclamação.
Análise e classificação
Após receber a denúncia, a equipe transcreve, analisa e classifica os fatos de acordo com seu nível de criticidade e impacto organizacional. Isso ocorre para que nossos especialistas orientados a avaliar denúncias possam apurar a queixa de maneira imparcial e lógica.
Nesta etapa do processo, o time da Proethic pode contatar o denunciante para avaliar se existem informações complementares, ou algo que possa ser agregado à avaliação das queixas. Este contato acontece de maneira anônima e confidencial, protegendo a pessoa que registrou a reclamação.
Investigação do caso
A Proethic já atua neste segmento há 8 anos, portanto conhece diversos casos que sejam similares dentro de diferentes instituições. Essa expertise sempre é agregada no momento de avaliar as situações, mas é claro que cada caso é um caso e todos são avaliados do começo ao fim, visando mitigar riscos de erros.
No momento da investigação, o comitê de ética da empresa é acionado para que haja uma apuração dos fatos, seguindo o programa de compliance que foi definido para aquela instituição.
Ainda nesta etapa, ninguém de dentro da empresa sabe quem foi o denunciante que registrou a queixa, caso ele tenha optado pelo anonimato.
Finalização da denúncia
Após a investigação, o comitê de ética de cada empresa toma a decisão sobre o que deve ocorrer. Possíveis sanções estão estabelecidas nos códigos de ética da empresa, e cada organização tem sua maneira de resolver problemas e eventuais conflitos dentro do ambiente de trabalho.
A Proethic gera um relatório sobre a ocorrência e agrega isso ao sistema do comitê de ética da organização, para que o caso fique registrado com todos os dados.
Relatórios com dados
Após a finalização do processo de investigação, elaboramos um relatório sobre todo o passo a passo do problema resolvido.
Além disso, a Proethic também entrega relatórios gerenciais periódicos e customizáveis. Esses dados servem para conferência de como a empresa trata denúncias recebidas, resolve conflitos e as melhores maneiras de evitar problemas no ambiente de trabalho.
Melhore o ambiente organizacional
Além de administrar Canais de Denúncia, a Proethic também entrega outros diversos tipos de serviços focados em melhorar o ambiente corporativo dentro de uma organização. Treinamentos de Compliance, elaboração de Códigos de Ética e outras especialidades podem ser solucionadas por nós.
Confira nossos serviços ou fale conosco para entender qual é a melhor solução para sua organização. Em nosso blog você pode encontrar artigos que abordam assuntos do cotidiano das empresas e quais as melhores soluções para resolver conflitos ou simplesmente evitá-los. Conte com a Proethic!