Vale a pena ter um canal de denúncias terceirizado?
13/10/2020Por: Thiago Franca
Os canais de denúncia desempenham um papel fundamental em programas corporativos de ética e compliance, por fornecerem uma alternativa de comunicação, principalmente em situações nas quais os canais formais podem não ser plenamente satisfatórios para a resolução de determinadas questões.
Você já parou para refletir sobre os motivos pelos quais sua empresa precisa de um canal de denúncias? Enquanto algumas empresas optam por oferecer canais gerenciados por equipes internas, a terceirização desse tipo de prestação de serviço costuma ser uma alternativa muito mais interessante a todos os envolvidos.
A seguir, listamos os principais motivos pelos quais ter um provedor de canal de denúncias independente é um investimento que vale a pena. Confira!
Alcance
Ao trabalhar com um sistema terceirizado, você aumenta o alcance ao seu Canal de Denúncias, ampliando o acesso para que mais pessoas – não apenas o time interno, como também prestadores de serviço, clientes e parceiros de negócios – possam relatar incidentes, atividades ilegais ou antiéticas, suspeitas de fraudes, más condutas ou preocupações, de qualquer lugar onde estejam, em qualquer momento.
Anonimato e confidencialidade
O anonimato obtido por meio de um canal terceirizado é significativamente maior, dado que o denunciante e o atendente não se conhecem, garantindo assim mais confidencialidade e isenção em relação às informações compartilhadas. Além disso, não há risco de que outras pessoas na organização tenham acesso ao que é denunciado, ampliando a confiança para adoção do canal.
Custo-benefício
Ao optar por um serviço externo, a empresa se beneficia da economia de escala e paga apenas por uma fração dos custos relativos à contratação de mão de obra, treinamento, tecnologia e infraestrutura necessárias para manutenção de um canal de denúncias. O mesmo não acontece ao internalizar uma equipe, demandando alto dispêndio fixo que muitas vezes é incompatível com a realidade corporativa.
Imparcialidade
Um canal interno pode deixar a organização mais vulnerável a resoluções de questões relacionadas à liderança, por exemplo, ao passo que ao optar por um fornecedor terceirizado, a empresa se coloca em uma posição de imparcialidade. É um verdadeiro indicativo de que todas as informações obtidas serão levadas a sério, gerenciadas e apuradas, seguindo uma série de boas práticas, por pessoas independentes e que não estejam contaminadas com qualquer contexto preexistente.
Padrão de excelência
Uma empresa especializada em sistemas de ética, compliance e gestão de canal de denúncias consegue manter uma equipe treinada com as melhores práticas e técnicas de mercado, oferecendo mais segurança e o acolhimento apropriado ao denunciante quando for realizar a denúncia.
Por isso, um canal de denúncias bem administrado por um prestador de serviços especializado é a maneira mais confiável e eficiente de qualquer empresa receber, processar e investigar relatos das mais diversas naturezas, com a devida isenção e responsabilidade necessárias. Ao mesmo tempo, desse modo, os funcionários têm maior probabilidade de denunciar ou buscar orientações sobre transgressões tanto reais quanto potenciais, sem medo de sofrer retaliação.
Seja a sua empresa uma multinacional com milhares de colaboradores ou uma pequena empresa, a geração de valor e a perpetuação dos negócios deve estar alicerçada na ética, integridade e transparência. Um canal de denúncias terceirizado é um ótimo recurso nesse sentido e a Proethic pode ser a sua aliada nesta implementação.
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