Fale conosco
Fale conosco

O que é compliance sustentável? Entenda essa tendência

Denúncia

Por: 

Quando a gente fala em compliance, pensamos logo em medidas para evitar a corrupção de funcionários ou irregularidades cometidas por chefes contra seus subordinados. Mas o termo compliance é amplo e hoje já é aplicado em muitas outras áreas. Uma delas é o meio ambiente.

Mas antes de discutir o compliance sustentável propriamente dito, vamos falar sobre ESG (Environmental, Social and Governance), um conceito cada vez mais importante para empreendedores em todo o mundo.

O que é ESG?

ESG é uma sigla que veio para ficar. Um investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras.

Ou seja: para uma empresa que quer ser atrativa, gerar lucro apenas não basta. Também não adianta ter uma política de integridade que contemple as relações éticas de seus funcionários. É preciso, também, ser ambientalmente responsável.

No Brasil, as preocupações com o ESG aumentaram depois dos acidentes nas barragens de Mariana e Brumadinho.

Sem radicalismos

Mas calma. Não significa que você terá que se tornar vegano ou plantar árvores como se não houvesse amanhã para passar uma boa imagem corporativa.

Basicamente, o compliance sustentável garante que sua empresa oferece poucos riscos ambientais (ou que será capaz de mitigá-los caso venham a acontecer).

Além disso, mostra também que é uma companhia antenada com as legislações que preveem a redução da emissão de gás carbônico e o cumprimento de regras ambientais no país (ou países) onde mantém filiais ou parceiros.

Conheça o PICS

Como aplicar um programa de compliance sustentável? Um bom começo é conhecer o PICS (Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade). Trata-se de uma iniciativa voluntária para promover a ética e o crescimento sustentável com lideranças corporativas.

O PICS não é um código de conduta ou um instrumento regulatório para policiar as práticas e políticas gerenciais. Ele se formaliza pelas assinaturas deste compromisso e sua exposição durante o Prêmio Compliance Brasil, realizado anualmente.

Ser um signatário do PICS é um bom indicativo da boa vontade em adotar uma política ambientalmente responsável.

Outra forma é promover a verificação de indicadores de sustentabilidade. Um dos mais conhecidos é o Guia Exame de Sustentabilidade, publicado anualmente pela revista. Para participar, as empresas devem preencher um questionário, cujas respostas são submetidas ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).

As empresas são convidadas a relatar iniciativas recentes relacionadas à sua estratégia de sustentabilidade. Após avaliação, um grupo de empresas selecionadas se submete a um conselho deliberativo, formado por especialistas, elegendo as empresas modelos.

É importante ressaltar que todas essas boas práticas devem se estender aos parceiros de negócios, afinal, não há nenhuma organização que consegue prosperar sozinha. Não adianta ser sustentável se um importante fornecedor despeja poluentes em um manancial.

Fale com a Proethic

Se você tem dúvidas ou quer saber como estruturar o compliance sustentável em sua empresa, fale com os especialistas da Proethic. Temos capacitação e estamos preparados para te orientar em relação às exigências externas e que auxiliem em todo processo de implementação de ferramentas de compliance.