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As principais tendências de compliance para 2021

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Não há dúvida de que 2020 foi um dos anos mais desafiadores enfrentados pelos profissionais de compliance. A turbulência criada pela pandemia testou questões cruciais de compliance até o limite máximo, pode-se dizer.

Foi um ano que manteve os profissionais de compliance em alerta, definitivamente. Mas, apesar das imensas dificuldades, revelou alguns pontos positivos em direção a um ambiente mais aberto às questões éticas e à auditoria de processos e pessoas, mesmo com a ampliação do trabalho remoto.

Com o contexto em que ainda haverá por um bom tempo um regime misto de trabalho remoto e presencial, podemos prever algumas novidades para o setor de compliance que ajudarão as empresas a navegar por esse novo ano, tão complexo quanto 2020.

Previsões de tendências para 2021

1- Trabalho remoto trouxe novos desafios

A COVID-19 acelerou algumas das mudanças que estávamos começando a ver antes da pandemia, incluindo o home office.

Muita gente começou a trabalhar de forma remota e gostou. Muitas empresas viram que sua cultura organizacional não está preparada para esse formato ainda e outras estão esperando ansiosamente pela vacina para poderem voltar ao escritório com segurança de fato.

A vacina está chegando e em breve essas empresas poderão optar por um retorno ao formato antigo de trabalho no escritório. No entanto, e se os funcionários se recusarem a receber a vacina? A empresa pode exigir isso? Essa recusa pode ser interpretada como justa causa para uma demissão do funcionário?

Tudo isso será discutido amplamente em 2021 e a tendência é que o trabalho remoto continue por um bom tempo como formato mais adequado para as empresas do mundo todo, inclusive do Brasil.

2- Digitalização dos canais de denúncia

Com a pandemia forçando uma transformação digital mais acelerada e a introdução do modelo home office de trabalho, os canais de denúncia físicos precisam se adaptar a essa nova realidade de trabalho remoto e provavelmente passarão por uma forte digitalização já em 2021.

Canais de denúncia digitais, atendimento telefônico por 0800 e um software de gestão dos relatos, tudo isso fará parte de um stack de ferramentas que a equipe de compliance terá disponível para dar conta do trabalho de atender as demandas de denúncias que chegam até ela.

3- Integração dos compliances

O compliance corporativo, de RH e de TI unirão forças em 2021. Esses departamentos trabalham de forma muito independente uns dos outros, muitas vezes ao ponto de existirem em silos praticamente.

O fato é que no novo cenário da pandemia, as empresas que quiserem sobreviver e proteger sua organização precisam mudar isso. Ataques de cibersegurança já acontecem há muito tempo e mais estão vindo. As empresas terão que permanecer vigilantes. Esses departamentos-chave terão que se unir e transmitir a mensagem de que, assim como a segurança física, a segurança digital é responsabilidade de todos.

Os departamentos de RH e compliance precisarão incentivar seus funcionários a relatar possíveis preocupações com a segurança da informação por meio de seu programa de canal de reclamações e um canal de detalhamento de questões de processos.

É claro que a maioria dos funcionários sabe quem é o(a) gestor(a) de RH ou diretor(a) de compliance e como entrar em contato com a equipe por meio de seus vários canais de comunicação, mas eles podem não saber a quem recorrer para resolver determinados problemas de segurança digital, de ética ou de corrupção, por exemplo.

Por isso, a integração pode ser um passo importante para facilitar e ampliar os resultados de compliance.

4- Mais atenção à discriminação no espaço de trabalho

Os funcionários são protegidos contra discriminação com base em raça, cor, religião, sexo (incluindo gravidez, orientação sexual ou identidade de gênero), nacionalidade, idade (40 ou mais), deficiência e informações genéticas (incluindo histórico médico familiar) que vier a acontecer no espaço de trabalho. Outras características também podem ser consideradas nessa lista. A questão é que por mais que exista essa proteção por Lei, a discriminação continua sendo um problema nas empresas.

O que esperar em 2021? Muito mais atenção ao tema tanto por parte dos funcionários quanto por parte da equipe de compliance e RH. A discriminação no local de trabalho provavelmente continuará a ser um problema na legislação e pode muito bem haver leis adicionais aprovadas no próximo ano.

2020 acabou, mas nos ensinou muito sobre como pensar o planejamento estratégico em todos os âmbitos e áreas da empresa. Foi um ano que mostrou que não adianta planejar tudo nos mínimos detalhes, é preciso ser flexível e aberto a mudanças drásticas, como as que surgiram no ano que passou.