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Por que um canal de denúncia ajuda a reter os melhores talentos

Canal de Denúncias

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A retenção dos melhores talentos em uma empresa é um dos grandes desafios para qualquer instituição, não importa seu tamanho. Cada geração dá valor para determinados fatores a fim de permanecer no trabalho: algumas valorizam mais a aprendizagem e o crescimento, outras valorizam a estabilidade, por exemplo.

Mas reter talentos está longe de ser apenas uma questão geracional. Envolve também um importante ponto na produtividade e evolução da empresa, já que um profissional talentoso e engajado chega a ser muito mais produtivo do que um colaborador que não teve treinamentos e não foi ouvido pela diretoria.

A produtividade pode ser até 800% maior em atividades com um nível de complexidade muito maior, de acordo com a pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Além disso, contratar novos funcionários costuma ser mais caro do que investir no desenvolvimento dos talentos internos.

Mas o que a retenção de talentos tem a ver com canais de denúncia e governança corporativa?

Governança corporativa organiza a empresa para um trabalho bem feito

O trabalho de governança corporativa é essencial para que a empresa esteja no caminho certo e já mostramos isso aqui no blog. Auditorias fiscais, tributárias e financeiras são apenas alguns dos pontos observados. Ela influencia totalmente a cultura organizacional quando soluções de governança são estruturadas também para resolver problemas de assédio, preconceitos e condutas antiéticas das mais variadas.

É nesse âmbito que o canal de denúncia é enxergado como uma ferramenta importante para a retenção dos melhores talentos. Isso porque profissionais de alto desempenho buscam ambientes harmoniosos para trabalhar e fazer entregas de alta produtividade. Até porque, como vimos nos dados da pesquisa apresentada no início deste artigo, quando a empresa investe nos funcionários, o índice de produtividade aumenta muito.

Canal de denúncia é ferramenta-chave

Nenhuma empresa quer ser alvo de escândalos de assédio a funcionários, preconceito racial, de gênero ou religião, muito menos de escândalos de corrupção ativa ou passiva, conflitos de interesse, entre outros. É aqui que o canal de denúncia atua como uma ferramenta-chave.

É por meio dele que a empresa será capaz de identificar esses problemas e acabar com eles em momentos iniciais, criando assim um ambiente mais atrativo para a permanência de grandes talentos.

Observe o ambiente da sua companhia e responda: ele é inclusivo? Ele é um ambiente em que as pessoas se sentem livres para serem elas mesmas e colaborar umas com as outras? Ou é um ambiente extremamente competitivo em que o que mais importa é se autopromover?

Isso tem tudo a ver com um canal de denúncia. Em uma empresa que já implementou uma solução como esta, o ambiente se torna mais agradável e as oportunidades começam a surgir de forma mais equiparada. E isso faz diferença, principalmente no dia a dia de quem sofre com isso.

De acordo com um estudo da McKinsey e LeanIn.org, mulheres, especialmente negras, têm menos chances de terem gestores empáticos no ambiente de trabalho, principalmente quando comparados a colaboradores do mesmo nível. O mesmo acontece na hora de mostrar os resultados aos colegas da empresa.

Com um canal de denúncia operando corretamente, situações como esta apresentada pelo estudo não aconteceriam. É importante ressaltar que não se trata de fornecer vantagem a determinados grupos étnicos, raciais ou religiosos dentro das empresas, mas, sim, de inibir comportamentos antiéticos e extremamente não desejáveis pelos líderes corporativos. Melhorando o clima organizacional.