Canal de denúncias: o que mudou depois da pandemia?
29/05/2020Por: Thiago Franca
Desde meados do mês de março de 2020, milhares de brasileiros se viram obrigados a encarar uma dinâmica de trabalho até então inédita: o trabalho remoto. Por conta das recomendações de isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, as funções não essenciais tiveram sua rotina deslocadas para suas casas. Ao mesmo tempo, com o decreto de calamidade pública pelo Governo Federal, o que se viu foi uma flexibilização generalizada de regras e processos tomando conta das instituições públicas e privadas.
Buscando adaptações ao novo ambiente, circunstâncias e ferramentas disponibilizadas para exercerem suas funções, muitas pessoas se viram diante de fragilidades ou situações de não-conformidade, irregularidade ou conflito de interesses. Um cenário que evidencia a importância em se contar com mecanismos de proteção corporativa, como o Canal de Denúncias.
A ausência física diária no escritório impõe novos desafios à execução das atividades laborais, torna mais complexa a gestão de equipes próprias e terceiras, e amplia os riscos corporativos, ressaltando a relevância de soluções remotas de suporte e de políticas consolidadas de compliance. Um canal de denúncias eficiente e bem estruturado, nestes casos, revela um amparo muito mais amplo do que a promoção da cultura de ética, servindo, inclusive, como ferramenta de acolhimento e humanização diante do isolamento.
Denúncias na pandemia
Como um mecanismo confiável e de comunicação direta entre o colaborador e a empresa – ainda que operado por uma estrutura independente de atendimento –, o canal de denúncias tem se mostrado importante para dar celeridade a decisões de gestão e resolução de conflitos.
A ferramenta auxilia não só em temas diretamente relacionados à conformidade corporativa e à manutenção das políticas de compliance em plena ordem e funcionamento, como tem sido essencial para responder a assuntos específicos à conjuntura atual, como:
- Temas variados relacionados à pandemia;
- Denúncias relacionadas à segurança do trabalho;
- Relatos de falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar a Covid;
- Assistência em casos de exposição ao risco da doença;
- Problemas trabalhistas em empresas que utilizaram de forma errada e injusta as ferramentas do governo;
- Dúvidas relacionadas ao home office;
- Pedidos de ajuda diversos.
Acompanhamento e resolução
Dado que entre os princípios da existência de um canal de denúncias esteja o acompanhamento e endereçamento de cada um dos relatos feitos, o instrumento torna-se um aliado para direcionamento e resolução rápida de problemas. Ao mesmo tempo em que disponibiliza ao denunciante um sistema seguro para obtenção de status e acompanhamento de seu relato.
Ao conhecer e remeter rapidamente os desvios de conduta relacionado às suas operações, eventuais violações de políticas internas, ou até mesmo as dificuldades enfrentadas por seus colaboradores, mais rapidamente as empresas conseguem reagir a possíveis desvios. E, desta maneira, contingenciar problemas, evitar riscos legais ou danos financeiros ou à sua imagem, sobretudo diante de uma crise.
Momento de agir
Ferramenta importante para o aperfeiçoamento das operações, proteção da reputação e manutenção de uma cultura ética e de práticas corporativas saudáveis, íntegras e transparentes, você já refletiu sobre os motivos pelos quais sua empresa deve contar com um Canal de Denúncias?
Essa análise torna-se ainda mais relevante diante da conjuntura atípica que estamos vivendo, diante da qual as mudanças impostas pela pandemia exercem pressão em relação aos riscos, controles internos e processos decisórios. Caso ainda restem dúvidas ou curiosidades sobre o processo de implantação e gestão de um Canal de Denúncias como ferramenta de enfrentamento à pandemia, os especialistas da Proethic estão à disposição para auxiliá-lo.