Canal de Denúncias para Pequenas Empresas – Quais as vantagens?
02/03/2019Por: Proethic Consultoria
No mundo corporativo, atenção redobrada é palavra de ordem. Para destacar-se num País marcado por recentes escândalos, as pequenas empresas têm que seguir o código e melhorar as práticas de compliance. Recusar-se a fazê-lo tem preço. E varia de restrições legais à mácula da sua imagem.
É preciso, portanto, encontrar alternativas que, ao mesmo tempo, estejam de acordo com a legislação e ofereçam alguma vantagem competitiva para as pequenas empresas. E é aí que entra o canal de denúncias.
A Lei Anticorrupção (Nº 12.846) prevê a avaliação de alguns critérios para a aplicação das sanções, caso a empresa cometa infrações. A existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica serão levados em consideração, conforme Art. 7º.
E entre as práticas que objetivam o cumprimento das normas de uma empresa para investigar, evitar ou solucionar qualquer desvio ou inconformidade, está a disponibilização de um canal de denúncias, seja ele próprio ou terceirizado.
Aqui começam as vantagens competitivas para as pequenas empresas, que com um canal terceirizado conseguirão ter redução de custo, melhoria do clima no ambiente de trabalho e também da governança.
Tipologias do canal de denúncias
Muitas empresas só procuram viabilizar um canal de denúncias quando possuem alguma obrigação ou normatização e precisam se adequar para um programa de compliance, por exemplo. Na hora da certificação é que bate o aperto.
Porém um canal de denúncias tem diversas abordagens ou tipologias que denotam sua utilidade. Para além de estar aderente à Lei Anticorrupção (12.846), primeiro ponto de sua missão, há outras vantagens em utilizá-lo.
Tipologias de RH
As tipologias de RH são aquelas que consideram assédio moral, assédio sexual, conflitos de interesses, dificuldades de relacionamento, enfim. Também são conhecidas como tipologias comportamentais.
Ter um canal de denúncias para evitá-las promove uma melhoria do clima na empresa. Se houver algum tipo de assédio, por exemplo, o funcionário sabe que poderá recorrer a um canal antes que aquele assédio tome proporções ainda maiores.
E se assediar é hábito de um funcionário, com certeza a empresa ficará sabendo, já que receberá, possivelmente, mais do que uma única denúncia.
Tipologias financeiras
As tipologias financeiras de um canal de denúncias são os furtos, fraudes, desvio de materiais, desvios de equipamentos, entre outros. Nesses casos, a redução de custo pode ser alta, porque até mesmo nas pequenas empresas existem grandes fraudes.
E em todos os casos, os gestores demoram a saber porque, em geral, confiam em seus colaboradores. Por serem empresas pequenas, os gestores a consideram como uma família e acreditam que seus funcionários a consideram assim também. O que nem sempre ocorre.
O canal de denúncia, normalmente, barra as fraudes antes que cresçam. Isso porque quando a pessoa comete os primeiros desvios, acaba sendo denunciada. Sempre tem alguém que vê. Essas tipologias tendem a uma redução financeira perceptível e efetiva.
Tipologias jurídicas
As tipologias jurídicas dizem respeito às transgressões de leis trabalhistas, descumprimento das leis em geral, infrações de normas e procedimentos, ou seja, são tipologias regimentais que mantêm a governança da empresa.
Com atenção a esse terceiro grupo das tipologias, o número de processos contra a empresa pode ser reduzido.
Canal de denúncias: terceirizar é uma boa saída?
Terceirizar um canal de denúncias em vez de ter o seu próprio traz benefícios primordiais às empresas que buscam se adequar à legislação e garantir uma boa reputação.
O primeiro deles é a economia. Você pode ter um canal 0800 com atendimento 24 horas a um custo muito mais baixo. Diferentemente do que ocorreria se fosse montar uma equipe própria.
O segundo, tão importante quanto, é garantir que sua empresa tenha um canal de denúncias ético, íntegro, confidencial, anônimo, sem conflitos de interesses e sem retaliação ao denunciante de boa-fé. Nesse ponto, a confiança em um canal terceirizado aumenta muito.
Há que se levar em conta também que ter em seu site uma aba com um canal de denúncias externo mostra uma isenção muito grande e reflete positivamente na imagem da empresa, que transmite uma mensagem de atenção e segurança aos seus colaboradores. E já é comprovado que a produtividade está ligada ao bem-estar no ambiente de trabalho.
Alguns dos decisores que atuam nas investigações do canal de denúncias são do departamento de RH, e têm uma grande preocupação com o clima na empresa. Então promover o tratamento adequado de situações de assédio, por exemplo, é fundamental.
E, enfim, ter um canal de denúncias terceirizado garante uma maior transparência entre o denunciante e a empresa, já que mesmo por meio de um contato anônimo, é possível oferecer um atendimento de qualidade para o seu colaborador.
Entenda como funciona
Com a Proethic, a captação da denúncia pode ser feita por e-mail, pelo site da empresa, ou pelo 0800 com atendimento 24 horas.
O processo inclui o recebimento de denúncias, tratamento, investigação, análise, tomada de decisões e execução das deliberações. Todos os colaboradores são treinados para esse processo.
Então a equipe da Proethic recebe a denúncia, avalia se há algum conflito de interesse e repassa para o comitê de ética da empresa, que efetua uma apuração, em geral, com base em técnicas de investigação.
A decisão sobre cada caso retorna à Proetich, que responde ao denunciante via protocolo. Mesmo que a denúncia tenha sido feita de forma anônima, o denunciante recebe uma resposta via protocolo.
O foco do canal de denúncias da Proethic é sempre o desenvolvimento de um programa de compliance, com base na Lei Anticorrupção 12.846, para garantir a boa reputação de pequenas empresas com custo baixo.
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