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Gestão de Risco, Compliance e Canal de Denúncias: qual a relação?

Canal de Denúncias

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Uma crise pode ser um processo altamente danoso para qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação, com o potencial de causar prejuízos irreparáveis. Danos em sua reputação e credibilidade; perda de lealdade dos colaboradores; diminuição dos negócios; redução da lucratividade; queda da produtividade; impactos no valor da marca; multas e penalidades estão entre os reflexos por ela ocasionados.

Como evitar ou minimizar os impactos de uma crise? A resposta certamente passa pela adoção de mecanismos formais de gestão de risco, iniciativa que tem seu valor ainda mais incrementado quando estruturada em conjunto com processos de compliance e a implementação de um canal de denúncias. Quer entender de que modo tudo isso se relaciona? Continua a leitura!

Gestão de Risco

Vivemos na sociedade do risco, sempre na iminência de algo acontecer. Mas, afinal, o que são riscos dentro de um ambiente corporativo? São efeitos internos e externos que causam incerteza e imprevisibilidade em qualquer processo de gestão empresarial. Quando essas incertezas são combinadas a uma gestão inadequada, amplia-se a possibilidade de danos e perdas.

A melhor coisa que uma empresa pode fazer é identificar, mapear, antecipar e categorizar os riscos – tanto atuais quanto os futuros – e vulnerabilidades inerentes ao negócio e, então, medir a probabilidade, prevendo o impacto daquilo acontecer por meio de uma matriz de risco.

Feito isso, é essencial estabelecer planos de ação detalhados para gerenciar todos os riscos identificados de acordo com sua gravidade e mitigá-los sempre que possível. Trata-se de uma iniciativa estratégica da empresa, que tem como objetivo identificar e priorizar riscos e implantar os recursos apropriados, de modo a estabelecer um equilíbrio entre as metas a serem cumpridas e os diferentes perigos que as cercam.

Compliance

É comum observar uma relação entre as disciplinas de Compliance e Gestão de Risco, dado que ambas auxiliam a manter a estabilidade e a integridade em diferentes níveis corporativos. Por um lado, o compliance estabelece um conjunto coordenado e abrangente de políticas de conformidade, regras e procedimentos de governança, a fim de prevenir e detectar condutas impróprias, e promover uma cultura organizacional que incentive a conduta ética e proteja a organização de uma variedade de riscos.

Já a gestão de riscos ajuda a proteger as organizações dos riscos iminentes, inclusive aqueles que podem levar a não conformidade em termos de compliance. Esse risco de não conformidade, no entanto, não é o único, fazendo parte de uma lista mais ampla, que inclui riscos operacionais, estratégicos, financeiros ou de mercado.

Canal de denúncias

Dentro da estrutura de Compliance, o Canal de Denúncias é uma das ferramentas mais estratégicas para alertar a empresa, inclusive de forma anônima, sobre potenciais irregularidades, violações do Código de Ética, desvios de conduta ou outras políticas. Estabelece-se, portanto, como importante meio de identificação de novos riscos que possam não ter sido mapeados formalmente pela área de Gestão de Riscos.

Em um momento de crescente mobilização social visando a defesa de atuações mais éticas e transparentes nos diferentes níveis do universo corporativo, as empresas precisam estar ainda mais atentas a práticas inadequadas que sejam potencialmente nocivas à sua reputação. Dispor de um mecanismo de denúncia independente e capaz de propiciar controle, acompanhamento e monitoramento de riscos ao compliance demonstra uma atuação para a construção de valor.

Além disso, permite aos gestores tomarem medidas proativas em determinadas situações, como quando identificados potenciais riscos trabalhistas ou criminais dentro de suas estruturas, evitando a migração para esferas judiciais mais danosas.

Em resumo

Começamos este post elencando algumas das consequências de uma crise. Via de regra, esse tipo de situação acontece em decorrência de uma combinação de dois fatores: riscos não considerados ou não administrados e vulnerabilidades corporativas. Corrigir deficiências e evitar falhas que comprometam a organização é essencial para gerar valor para a empresa, além de ser determinante para o crescimento dos negócios.

Contar com um arcabouço de ferramentas corporativas que ampliem a identificação de riscos potenciais é fundamental para uma gestão estratégica, com impacto direto em rentabilidade e resultados. Nesse sentido, o Canal de Denúncias é um importante aliado em seu processo e a Proethic é a parceira ideal para uma implantação segura e confiável da ferramenta. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais.