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Apendendo com a Covid-19: as lições da pandemia para a área de Compliance

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Depois que o mundo foi pego de surpresa com a propagação do surto da COVID-19, o Brasil segue na batalha pela redução de danos e impactos nos mais diferentes setores da economia e da sociedade. A pandemia teve por consequência uma crise de enorme magnitude que, ainda que tenha gerado uma serie de interrupções, não deveria ter afetado o cumprimento de leis, regulamentos e padrões, mas impactou.

Para as empresas, este tem sido um momento de profundo aprendizado em relação às dinâmicas trabalhistas, à escalada rumo à transformação digital e, principalmente, aos aspectos de gestão de riscos e conformidade. O fato é que essa situação inesperada trouxe – ou reforçou – inúmeros aprendizados às áreas de Compliance, os quais certamente facilitarão o gerenciamento de uma situação semelhante no futuro. Reunimos neste texto sete principais lições a seguir:

  1. Preparação

Análises revelam que o mundo não estava preparado para a pandemia e que os avisos científicos não foram captados com a rapidez necessária. Dessa forma, o preparo nos diferentes níveis corporativos é fundamental para que, quando medidas enérgicas precisem ser tomadas, sejam estabelecidas determinações claras às pessoas, evitando a subestimação ao risco ou a falta de confiança.

  1. Cibersegurança e Privacidade

A súbita mudança para o trabalho em casa e a digitalização de serviços tornou a segurança e a conformidade particularmente desafiadoras. À medida que dados se expandem para além dos firewalls e data centers controlados no escritório, movendo-se para a nuvem, atores mal-intencionados entram em cena para explorar pontos fracos, colocando em risco sistemas, redes, dados e dispositivos, o que acaba por demandar novas camadas de segurança para mitigar riscos e ameaças à empresa.

  1. Adequação de políticas

Políticas e procedimentos precisam ser revisados e adequados para estabelecer regras de trabalho remoto, incluindo diretrizes claras de responsabilidade, obrigações, interações e transações on-line.

  1. Atenção às fraudes

Enquanto a organização está agitada e a atenção é distraída pelas exigências da pandemia, é justamente neste momento que aumentam as probabilidades de ocorrer algum tipo de fraude ou má conduta. A atenção aos controles internos, análise de riscos e vigilância quanto ao cumprimento das determinações estabelecidas pelo programa de compliance deve estar ainda mais estrita.

  1. Avaliação de novos riscos

É importante analisar se novos riscos significativos surgiram em função da pandemia, como pressões excessivas de negócios, alocação de recursos ou contratação de fornecedores em caráter emergenciais, demandando monitoramento mais vigilante.

  1. Plano de continuidade de negócios

A última coisa que sua empresa precisa diante de uma crise é uma falha que impeça uma resposta à continuidade dos negócios ou bloqueie os fluxos financeiros. Um plano é essencial para responder a riscos que você nem imagina que possam acontecer e simular como as medidas devem ser implementadas a fim de que efetivamente funcionem, antes mesmo que seja preciso acioná-las.

  1. Comunicação

Uma estratégia de comunicação clara, coordenada e constante é crucial para criar confiança entre lideranças, colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes, principalmente em uma situação de crise em rápida evolução. Uma comunicação proativa pode tranquilizar e assegurar que todos saibam suas funções e responsabilidades para manter os negócios funcionando da maneira mais tranquila e segura possível, fomentar a cultura de conformidade, além de combater notícias falsas e desinformação. Neste contexto, o Canal de Denúncias é um grande aliado para antecipar sinais de alerta.

Lembrar-se do passado, analisar o presente e aprender com as diferentes conjunturas para tomar decisões ainda mais embasadas para o futuro são estratégias fundamentais para enfrentar os desafios que estão por vir.

Ainda que muitas empresas estejam sofrendo com restrições e limitações orçamentárias, flexibilidade e criatividade são fundamentais, pois falhas no emprego dos mecanismos de Compliance durante a pandemia podem não só prejudicar a imagem de uma empresa, como também custar vidas. Por este motivo, investir em recursos preventivos de gerenciamento e mitigação de riscos é um passo essencial para compor uma estrutura robusta e acionável, e a Proethic é a parceira ideal para te ajudar nesta implementação.