Apendendo com a Covid-19: as lições da pandemia para a área de Compliance
14/07/2020Por: Thiago Franca
Depois que o mundo foi pego de surpresa com a propagação do surto da COVID-19, o Brasil segue na batalha pela redução de danos e impactos nos mais diferentes setores da economia e da sociedade. A pandemia teve por consequência uma crise de enorme magnitude que, ainda que tenha gerado uma serie de interrupções, não deveria ter afetado o cumprimento de leis, regulamentos e padrões, mas impactou.
Para as empresas, este tem sido um momento de profundo aprendizado em relação às dinâmicas trabalhistas, à escalada rumo à transformação digital e, principalmente, aos aspectos de gestão de riscos e conformidade. O fato é que essa situação inesperada trouxe – ou reforçou – inúmeros aprendizados às áreas de Compliance, os quais certamente facilitarão o gerenciamento de uma situação semelhante no futuro. Reunimos neste texto sete principais lições a seguir:
- Preparação
Análises revelam que o mundo não estava preparado para a pandemia e que os avisos científicos não foram captados com a rapidez necessária. Dessa forma, o preparo nos diferentes níveis corporativos é fundamental para que, quando medidas enérgicas precisem ser tomadas, sejam estabelecidas determinações claras às pessoas, evitando a subestimação ao risco ou a falta de confiança.
- Cibersegurança e Privacidade
A súbita mudança para o trabalho em casa e a digitalização de serviços tornou a segurança e a conformidade particularmente desafiadoras. À medida que dados se expandem para além dos firewalls e data centers controlados no escritório, movendo-se para a nuvem, atores mal-intencionados entram em cena para explorar pontos fracos, colocando em risco sistemas, redes, dados e dispositivos, o que acaba por demandar novas camadas de segurança para mitigar riscos e ameaças à empresa.
- Adequação de políticas
Políticas e procedimentos precisam ser revisados e adequados para estabelecer regras de trabalho remoto, incluindo diretrizes claras de responsabilidade, obrigações, interações e transações on-line.
- Atenção às fraudes
Enquanto a organização está agitada e a atenção é distraída pelas exigências da pandemia, é justamente neste momento que aumentam as probabilidades de ocorrer algum tipo de fraude ou má conduta. A atenção aos controles internos, análise de riscos e vigilância quanto ao cumprimento das determinações estabelecidas pelo programa de compliance deve estar ainda mais estrita.
- Avaliação de novos riscos
É importante analisar se novos riscos significativos surgiram em função da pandemia, como pressões excessivas de negócios, alocação de recursos ou contratação de fornecedores em caráter emergenciais, demandando monitoramento mais vigilante.
- Plano de continuidade de negócios
A última coisa que sua empresa precisa diante de uma crise é uma falha que impeça uma resposta à continuidade dos negócios ou bloqueie os fluxos financeiros. Um plano é essencial para responder a riscos que você nem imagina que possam acontecer e simular como as medidas devem ser implementadas a fim de que efetivamente funcionem, antes mesmo que seja preciso acioná-las.
- Comunicação
Uma estratégia de comunicação clara, coordenada e constante é crucial para criar confiança entre lideranças, colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes, principalmente em uma situação de crise em rápida evolução. Uma comunicação proativa pode tranquilizar e assegurar que todos saibam suas funções e responsabilidades para manter os negócios funcionando da maneira mais tranquila e segura possível, fomentar a cultura de conformidade, além de combater notícias falsas e desinformação. Neste contexto, o Canal de Denúncias é um grande aliado para antecipar sinais de alerta.
Lembrar-se do passado, analisar o presente e aprender com as diferentes conjunturas para tomar decisões ainda mais embasadas para o futuro são estratégias fundamentais para enfrentar os desafios que estão por vir.
Ainda que muitas empresas estejam sofrendo com restrições e limitações orçamentárias, flexibilidade e criatividade são fundamentais, pois falhas no emprego dos mecanismos de Compliance durante a pandemia podem não só prejudicar a imagem de uma empresa, como também custar vidas. Por este motivo, investir em recursos preventivos de gerenciamento e mitigação de riscos é um passo essencial para compor uma estrutura robusta e acionável, e a Proethic é a parceira ideal para te ajudar nesta implementação.