Fale conosco
Fale conosco

O que é Compliance Tributário?

Denúncia

Por: 

O Compliance Tributário está atrelado à governança corporativa. Sua implementação é superior às meras imposições jurídicas, pois há a constituição de uma cultura empresarial ética, a qual se relaciona integralmente ao objeto negocial central da empresa e direciona os funcionários conforme a nova cultura. Está diretamente relacionado ao sucesso da empresa.

O principal benefício do Compliance Tributário é o controle de todos os processos do departamento fiscal. Antes de adotá-lo, é preciso entender qual a realidade da empresa e qual é a ajuda necessária. Em seguida, providenciar um plano de ação para aplicar as normas fiscais.

Ao garantir o Compliance na empresa, será possível ter clareza sobre algumas informações relevantes, tais como: quantos impostos a corporação paga, quais são os dados enviados para o fisco, entre outras. E, com isso, adequar o seu sistema tributário para garantir que ele esteja em conformidade com o cumprimento de leis, diretrizes, regulamentos internos e externos.

Tudo isso reflete na economia. Como todas as obrigações são entregues de maneira correta e no prazo, ocorre a diminuição da incidência de multas e as despesas com esse tipo de pagamento é reduzida. Estudos mostram que as companhias perdem, em média, 5% do faturamento bruto por ano devido a fraudes internas.

Compliance Tributário

A política de Compliance ajuda no aumento da credibilidade do negócio. É uma exigência para diversos tipos de contratos.

Um erro comum nas instituições é delegar o Compliance às áreas fiscal ou contábil da organização. Esses setores têm uma visualização limitada das obrigações tributárias a serem cumpridas. Por isso, o mais correto é criar um departamento exclusivo para Compliance Tributário. É importante garantir total autonomia e imparcialidade em todas as suas ações.

O apoio da direção da empresa na implantação do setor é fundamental. Afinal, os diretores devem identificar e determinar as funções do Compliance Tributário dentro da organização. Assim que o departamento iniciar as suas atividades, começa a fase de avaliação, mensuração e fornecimento de relatórios acerca do andamento do Compliance Tributário.

Uma grande questão que aflige os empresários é que, muitas vezes, dada a complexidade da legislação fiscal, há a necessidade de contratação de uma empresa terceirizada para a execução do processo na área fiscal. Entretanto, quando o assunto é Compliance, nenhum custo será em vão. Os valores gastos podem ser entendidos como investimento para resguardar a empresa.

Não investir em Compliance Tributário pode causar danos à reputação de um negócio. Além disso, esse não é um processo conservador e também pode impulsionar mudança e inovação dentro da empresa.

Por causa da pandemia, muitas empresas precisaram adotar o trabalho remoto. Por conta disso, podem ocorrer diversos impasses pela falta de normas trabalhistas para execução do home office.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Somos uma empresa de consultoria. Temos estrutura e equipe para gerir um canal de ética e de denúncias totalmente customizado para a sua empresa. Utilizamos as melhores práticas do mercado para a gestão de riscos corporativos.

Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços. Ou, se preferir, clique aqui e entre em contato conosco.