Fale conosco
Fale conosco

As principais tendências de governança corporativa

Denúncia

Por: 

A governança corporativa pode ser definida como o conjunto de práticas que as empresas e outras instituições são geridas, acompanhadas e fomentadas, com foco nos relacionamentos entre seus stakeholders, conselhos e outras partes interessadas. Nesse sistema os seus pontos de apoio são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

A partir desse entendimento é inegável que toda empresa deve adotar a governança corporativa em seu processo de gestão, afinal, é uma maneira de trazer mais transparência e efetividade em cada atividade executada. Mas você sabe quais são as principais tendências desse sistema? É justamente sobre esse tema que abordaremos neste artigo! Quer saber mais? Então continue esta leitura e veja os principais pontos.

Tendências Governança Corporativa

Foco no compliance

Nunca se falou tanto em compliance desde a publicação da Lei Anticorrupção e a posterior deflagração da Operação Lava Jato. E essa abordagem continua sendo uma forte tendência da governança corporativa em 2020, contribuindo para a transparência nas operações das empresas que, por consequência, agrega valor ao empreendimento, além de proporcionar operações mais rápidas e seguras.

No que tange a transparência das operações, o compliance pode (e deve) adotar os canais de denúncia, em que é possível informar anonimamente desvios de conduta de colaboradores da organização, bem como de uma gestão fraudulenta e/ou fora dos padrões aceitáveis. Esses canais devem ser seguros e que permitam a devida tratativa das denúncias recebidas, agindo de acordo com o amparo jurídico aplicável. Para saber mais sobre como a Proethic pode fazer a diferença nesse sentido, CLIQUE AQUI.

Proteção dos dados

Os dados são um dos ativos mais importantes de toda empresa, afinal, eles são a base das informações de toda a empresa, inclusive, do seu planejamento estratégico para o médio e longo prazo. Nesse contexto, em 2020, as organizações têm adotado o cybersecurity nas suas abordagens da governança corporativa, justamente para promover a proteção desses dados que são tão sensíveis e importantes para o negócio.

A proteção de dados na governança corporativa não engloba apenas os elementos do empreendimento, mas, com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais as empresas passam a ter maior responsabilidade sobre os dados de terceiros, principalmente, dos seus clientes (internos e externos). Assim, a governança corporativa passa a ser uma necessidade básica para que as empresas sejam capazes de administrar esse elevado nível de responsabilidade na proteção de todos os dados que são armazenados e tratados em seus sistemas.

Gestão de riscos

O ano de 2020 começou com grandes acontecimentos que tem afetado a economia global de maneira intensa e derrubado muitos mercados que já estavam consolidados. Para que as empresas sobrevivam a esses momentos de turbulência é fundamental a adoção da gestão de risco nas suas políticas de governança corporativa.

A abordagem principal da gestão de riscos consiste em antecipar um evento e tomar as decisões corretas que têm por objetivo aproveitar as oportunidades e dirimir os eventos negativos. Assim, a empresa adotará uma postura proativa, o que permitirá ultrapassar os momentos de dificuldades em menor espaço de tempo e consumindo menos recursos da organização.

Vale ressaltar que citar as principais tendências de governança corporativa para 2020 não anula as demais abordagens e estratégias que já são aplicadas a essa metodologia de conduzir um empreendimento, mas reforça o foco que deve ser dado aos pontos citados para que as empresas estejam alinhadas a atual conjuntura para este ano.