Fale conosco
Fale conosco

Blog

Aprenda e se atualize com nossos conteúdos

Pesquisar artigo
Lei 14.457/22
Canal de Denúncias

Lei 14.457/22: A Importância de implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

24/07/2023Thiago Franca

A Lei 14.457/22, popularmente conhecida como a “Lei da CIPA”, estabelece diretrizes e regulamentações que visam garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. Em vigor desde 21 de março de 2023, a lei é de suma importância para empresas de todos os portes, uma vez que proporciona a implementação de […]

Leia mais
Canal de Denúncias

A importância do atendimento humanizado no canal de denúncias

22/02/2021Thiago Franca

Em julho de 2019, o Banco do Brasil e a BB Tecnologia foram condenados em R$ 250 mil por danos morais coletivos devido a assédio cometido contra funcionários. A condenação surpreendeu porque o banco havia adotado, anos antes, treinamentos, manuais, cursos sobre ética e canais de denúncia internos, além de uma política de compliance. Mas […]

Leia mais
Canal de Denúncias

Por que um canal de denúncia ajuda a reter os melhores talentos

02/02/2021Thiago Franca

A retenção dos melhores talentos em uma empresa é um dos grandes desafios para qualquer instituição, não importa seu tamanho. Cada geração dá valor para determinados fatores a fim de permanecer no trabalho: algumas valorizam mais a aprendizagem e o crescimento, outras valorizam a estabilidade, por exemplo. Mas reter talentos está longe de ser apenas […]

Leia mais
Canal de Denúncias

As principais tendências de compliance para 2021

26/01/2021Thiago Franca

Não há dúvida de que 2020 foi um dos anos mais desafiadores enfrentados pelos profissionais de compliance. A turbulência criada pela pandemia testou questões cruciais de compliance até o limite máximo, pode-se dizer. Foi um ano que manteve os profissionais de compliance em alerta, definitivamente. Mas, apesar das imensas dificuldades, revelou alguns pontos positivos em […]

Leia mais
Canal de Denúncias

Por que mais empresas estão criando canais de denúncia?

16/12/2020Thiago Franca

Ater-se ao fato de que canais de denúncia de condutas antiéticas criam ambientes menos tóxicos e muito mais colaborativos já seria o suficiente como argumento para sua empresa contratar soluções do tipo e trabalhar o compliance. Mas vamos além. Vamos entender o que motiva as empresas a criarem esse espaço seguro para os colaboradores e […]

Leia mais
Canal de Denúncias

Gestão de Risco, Compliance e Canal de Denúncias: qual a relação?

24/11/2020Thiago Franca

Uma crise pode ser um processo altamente danoso para qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação, com o potencial de causar prejuízos irreparáveis. Danos em sua reputação e credibilidade; perda de lealdade dos colaboradores; diminuição dos negócios; redução da lucratividade; queda da produtividade; impactos no valor da marca; multas e penalidades estão […]

Leia mais
Canal de Denúncias

PMEs precisam de um Canal de Denúncias?

13/11/2020Thiago Franca

Considere duas realidades: uma empresa multinacional, com milhares de colaboradores em diversos países e operação globalizada, e uma empresa de menor porte, com algumas dezenas de empregados e uma atuação mais focada em um nicho de mercado. Entre as duas, qual você consideraria como mais propensa a sofrer impactos decorrentes de corrupção ou fraude? Uma […]

Leia mais
Canal de Denúncias

Vale a pena ter um canal de denúncias terceirizado?

13/10/2020Thiago Franca

Os canais de denúncia desempenham um papel fundamental em programas corporativos de ética e compliance, por fornecerem uma alternativa de comunicação, principalmente em situações nas quais os canais formais podem não ser plenamente satisfatórios para a resolução de determinadas questões. Você já parou para refletir sobre os motivos pelos quais sua empresa precisa de um […]

Leia mais
Canal de Denúncias

Você sabe a diferença entre Canal de Denúncia e Ouvidoria?

25/06/2020Thiago Franca

Facilmente confundidas até mesmo por pessoas envolvidas com as dinâmicas de gestão corporativa e de Compliance, o Canal de Denúncias e a Ouvidoria são duas ferramentas com finalidades e objetivos distintos, ainda que algumas vezes sirvam a propósitos complementares. Muitas vezes, a confusão decorre do fato de que, pela ausência de um canal formal de […]

Leia mais
2 de 3